Disk Entregas: (16) 3203.1784
         Whatsapp: (16) 99624-2525

Você conhece os tipos de azeite?

  • #curiosidades #alimentação
artigos

O azeite é uma gordura obtida a partir do fruto da oliveira através de processos exclusivamente físicos (pressão ou centrifugação) sem qualquer produto químico. É, portanto, um produto puro, com normas de comercialização em muitos países, incluindo o Brasil. Com pequenas variações de nomenclatura de país para país essas normas de classificação adotam um padrão único relacionado à acides e ao método de produção. Essa classificação segue um padrão estabelecido pelo COI.

Azeite Virgem

É a gordura obtida das azeitonas sãs, sem qualquer produto químico, de aroma fresco e frutado. Possui um grau de acidez inferior a 2%.

Azeite Virgem Extra

É a gordura obtida da mesma forma que o azeite virgem, mas o grau de acidez é inferior a 0,8%.

Azeite (Não Virgem)

É uma gordura constituída pela mistura de Azeite Refinado com Azeite Virgem. No azeite refinado as azeitonas utilizadas para a produção não possuíam qualidade (atacadas por pragas, doenças ou danos mecânicos). Por isso, o azeite precisa de ser purificado artificialmente pela Refinação, a fim de lhe retirar a acidez excessiva através de produtos químicos ou por destilação, retirar a cor escura com descorantes, retirar a impureza e os maus cheiros. Após este processo, o azeite fica sem sabor, sem cheiro e sem cor, por isso adiciona-se algum Azeite Virgem para lhe conferir tais propriedades. Pode ter qualquer acidez até 1,0%, consoante o que lhe for retirado na refinação.



mais artigos