Disk Entregas: (16) 3203.1784
         Whatsapp: (16) 99624-2525

O vinho ideal para acompanhar cada tipo de fondue

  • #curiosidades #alimentação

Criada no século 18, na região dos Alpes suíços, a fondue (sim a palavra é feminina) é uma paixão dos brasileiros. Basta a temperatura baixar um pouquinho para a turma agitar a reunião em torno do réchaud.
A partir do preparo clássico, com queijos fundidos (daí o nome) e aguardente, foram sendo criadas variações a base de carne, frutos do mar ou mesmo chocolate, nas quais os únicos pontos em comum que restaram foram a panela, as varetas e a forma lúdica de se degustar. De preferência acompanhado por um bom vinho e quem se ama.

Fondue de queijo

Os queijos utilizados tradicionalmente na fondue de queijo são o gruyère, emental ou gouda, mas outros tipos, como o brie, taleggio ou camembert, também podem ser acrescentados. Para combinar, vá de vinho tinto ou branco, conforme o gosto.
Entre os "claros", prefira um Chardonnay com pouco de madeira, como o chileno Punti Ferrer. Para quem prefere um tinto, Luz indica um pinot noir, merlot ou um italiano leve.

artigos

Fondue de carne

Criada na região francesa da Borgonha, a fondue de carne nada mais é do que carne frita em óleo quente, acompanhada por molhos. Para beber, escolha vinhos tintos de corpo médio, como o português Jardim da Estrela, ou brancos frutados.

artigos

Fondue de chocolate e de brigadeiro

Claro que a versão doce iria ganhar, no Brasil, a variação fondue de chocolate e brigadeiro. Para harmonizar, opte por um vinho branco doce, como o Tokaji, ou pode harmonizar com o tinto licoroso Campos de Cima, feito com uvas tannat, para segurar a picância.

artigos


mais artigos